sexta-feira, 21 de março de 2008

Molde

Na terça-feira passada fomos ver uma fábrica cerâmica por dentro. Que coisa espantosa! Já vem de longe a minha atracção por zonas industriais, maquinarias e afins. É aquela repetição, o pormenor, a ordem... algo estranho de facto. É o espanto perante a aparente ordem das coisas.

Aqui fica uma visita à ...

E assim...


... começámos logo por nos espantar com um enorme forno à entrada do circuito!


Depois lá fomos nós, através de um corredor suspenso percorrer a fábrica!


Parámos na zona dos moldes. Muitos, muitos muitos moldes!!! Prateleiras cheias deles, salas repletas de moldes.


Em baixo máquinas e homens equiparavam esforços na produção de peças. Incrível rapidez, movimentos repetitivos de ambas as partes. Deu gosto olhar. Não sei é se seria coisa que conseguisse fazer o dia inteiro.


Mais à frente... vários carrinhos cheios de peças em diferentes fases de secagem. Um mar de pratos!

Do outro lado observámos o que muito tinha para ver a zona de vidragem. Mais uma vez máquinas com várias funções a coordenar movimentos com o trabalho humano. Sempre muita coisa a passar-se lá em baixo que era difícil escolher a zona de observação.


Por fim, chegámos à área de pintura: senhoras sentadas de ambos os lados de um tapete rolante que ia transportando peças por pintar ou já prontas. Cada uma das senhoras pintava uma parte da peça com incrível rapidez e depois punha no tapete para voltar a ser agarrada mais à frente. Impressionante a velocidade e a forma certeira como este trabalho é executado.

Aqui ficam alguns painéis concebidos pela Molde.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the DVD e CD, I hope you enjoy. The address is http://dvd-e-cd.blogspot.com. A hug.